REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Estudante do IFCE de Quixadá desenvolve concreto permeável

O estudante Gilson Claudino, do 10º semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, participa do desenvolvimento, junto com outros estudantes que integram o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), de um concreto permeável com agregado 100% reciclável (resíduos da construção e demolição).

Gilson é orientando da professora Thais Marilane e pesquisa drenagem urbana. Ele começou a trabalhar com o Núcleo, para fazer os ensaios do concreto permeável que está usando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No trabalho de TCC, o estudante desenvolve pesquisa com brita do Ceará (agregado natural). De acordo com Gilson, o concreto com resíduos - que está sendo projetado sob orientação dos professores Esequiel Mesquita e Ari Celsius, e junto com os estudantes George Gomes (Faculdade Ari de Sá) e João Lucas Medeiros (Faculdade Estácio de Sá) -, deve ser usado em locais de baixo impacto, como estacionamento e calçadas.

Claudino destacou também que todos os ensaios estão sendo feitos em acordo com os procedimentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, além de reutilizar material que seria descartado em aterros sanitários, o concreto tem outras vantagens: tenta facilitar a infiltração da água no solo, agilizando o recarregamento do lençol freático, e é uma segurança hídrica, com a diminuição de postos de alagamento. (Da Ascom / Foto: Ilustrativa)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo