REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Barragem de Quixeramobim acumula 89 mil metros cúbicos de água; Ainda faltam 7 metros para sangrar

A Barragem de Quixeramobim voltou a acumular água depois que secou totalmente no final de 2015. A penúltima vez em que este fato aconteceu foi há 24 anos, durante a seca de 1993. Neste final de semana imagens do reservatório voltaram a circular nas redes sociais. Não com ela totalmente seca, mas com um acúmulo de água, que chamou atenção da população.

De forma exclusiva, a reportagem esteve no local no momento que uma equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), realizava a medição da água acumulada na Barragem, que encontra-se com 1,13% de sua capacidade, o que corresponde a 89.271 mil metros cúbicos de água. Na régua de medição foi atingido 2 metros e 93 centímetros. Ainda segundo Luis César, da COGERH, faltam 7 metros e 2 centímetros para o reservatório sangrar.
Anteriormente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já havia retirado os equipamentos elétricos que eram utilizados para bombear água do subsolo da Barragem para a Estação de Tratamento, exatamente prevendo uma cheia no reservatório. Desta forma não houve perda de nenhum equipamento. Os poços perfurados para captação, agora encontram-se cobertos de água.

Indagado se esta água poderá ser utilizada para auxiliar no abastecimento da sede urbana, Luis César afirmou que a qualidade da mesma e uma série de outros fatores ainda serão verificados e em seguida isto será encaminhado ao SAAE que deve avaliar se há ou não essa possibilidade.
No vídeo acima, registrado por um internauta, é possível observar como encontra-se a Barragem.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo