REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Hospital Regional do Sertão Central inicia atendimento ao público

No dia 09 de maio de 2011, o Ceará conhecia o município sede do terceiro hospital de nível terciário a ser construído pelo Governo do Estado. Naquele dia, Quixeramobim venceu a disputa com 60,2% dos votos para sediar a unidade.

Inaugurado no final de 2014, o Hospital Regional do Sertão Central Padre José Van Esch passou por diversos percalços para o início de sua operação, como falta de água e recursos. O mais recente problema foi relacionado à concessão do Alvará de Funcionamento, que foi emitido na última quinta-feira, 09, o que permitiu sua abertura.

Anteriormente o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, já havia anunciado o início da implantação do cronograma de funcionamento que previa os primeiros atendimentos para o final de outubro, o que enfim ocorreu somente nesta segunda-feira, 05/12. Uma audiência pública realizada na Promotoria da Comarca Local definiu a próxima sexta-feira, 09/12, como a data limite para que o hospital passasse a atender o público.

Entretanto, esta data (05/12) fica marcada na história de implantação do equipamento de saúde como o dia em que efetivamente a unidade recebeu seus primeiros pacientes. A reportagem esteve no HRSC para acompanhar o início das atividades e, conforme explicou o diretor da unidade, Marcelo Theophilo Lima, nesse primeiro momento estão sendo realizados atendimentos para exames laboratoriais e de imagem, além de um ambulatório de cirurgia.
“Segundo o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde, o período de implementação do hospital se conclui em maio, com a abertura da nossa emergência. Nosso primeiro passo foi abrir o ambulatório, com exames de imagem e exames laboratoriais. Em um segundo momento nós vamos começar a fazer cirurgias, internações e abrir a UTI e, assim, segue até abrirmos a emergência”, explicou o diretor.

No primeiro dia de atendimentos, o HRSC recebeu 18 pacientes que estavam previamente agendados. A direção explica que o número de pacientes atendidos deverá aumentar gradativamente. Para esta terça-feira, 06, estão agendados, por exemplo, 24 atendimentos. Cerca de 100 servidores já trabalham na unidade.

O cronograma de abertura segue até maio de 2017, quando o hospital estará em pleno funcionamento, conforme estima a Secretaria de Saúde do Estado. O Hospital Regional do Sertão Central tem 209 leitos de internação geral e 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São nove salas de cirurgia e 14 salas para realização de exames de imagem. O hospital conta também com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher, com cinco salas obstétricas com leitos PPP (pré, parto e pós-parto).

Localizado na Rodovia CE 060, quilômetro 198 (Estrada do Algodão), em Quixeramobim, o HRSC é o terceiro hospital construído pelo Governo do Estado no interior e atenderá a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo