REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Hospital Regional do Sertão Central inicia funcionamento da primeira etapa

Após receber da construtora Fujita o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o secretário estadual da Saúde, Henrique Javi, promoveu uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 20, onde anunciou a abertura oficial da primeira etapa da unidade.

A coletiva de imprensa tratou sobre o cronograma de funcionamento da unidade hospitalar que é a terceira desse porte no interior do Ceará.

Com 269 leitos, o novo hospital da rede pública do Governo do Estado atenderá a população de 625.641 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central, além de Quixeramobim, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Conforme o secretário Henrique Javi, a previsão é que nos próximos 30 dias os primeiros atendimentos sejam realizados. O cronograma de funcionamento do HRSC vai obedecer ao mesmo estabelecido na implantação dos Hospitais Regionais das regiões Norte e Cariri.
Javi lembrou que o HRSC inicia com a fase administrativa de validação da usabilidade e somente após isso, deve iniciar os serviços no ambulatório médico e em seguida o centro cirúrgico eletivo.

“Até o final de setembro nós vamos validar as metas de plano diretor do hospital e garantir a validação da usabilidade dos equipamentos de todo o prédio para poder garantir que isso tudo possa, de fato, se suceder da forma adequada. Até 31 outubro o hospital começa ofertar os primeiros atendimentos, onde vamos começar o ambulatório para preparar os pacientes desse ambulatório para estarem, no mês seguinte, se submetendo as primeiras intervenções cirúrgicas”, disse o gestor estadual. A última etapa do cronograma de funcionamento deve ocorrer até 31 de maio do próximo ano.

O diretor-geral do HRSC será o ex-diretor do Hospital Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana, Marcelo Theophilo Lima. O médico banabuiense Cristiano Oliveira Rabelo, que atua há anos em Quixeramobim, assume a função de diretor-técnico.
A escolha de Quixeramobim como sede do HRSC
A escolha do município que sediaria o HRSC se deu através de votação realizada entre os municípios componentes da Macrorregião de Saúde na qual o mesmo seria instalado. À época prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior articulou junto a lideranças locais o apoio dos municípios vizinhos à candidatura de Quixeramobim que, em votação realizada em Fortaleza no dia 09 de maio de 2011, foi escolhido por 61% dos votos para sediar o equipamento.
As obras de construção do HRSC foram iniciadas em maio de 2012. No final de 2014, o então governador Cid Gomes entregou a unidade e, desde então, Camilo Santana vinha tentando o aporte de recursos juntos ao Ministério da Saúde para manutenção do Hospital, que agora está prestes a iniciar seu funcionamento pleno.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Um comentário :

  1. E terá alguma previsão para convocação dos concursados??? Como, então, irá funcionar???

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo