REDIRECIONAMENTO

sábado, 28 de maio de 2016

Festa do Pau da Bandeira inicia neste sábado em Barbalha

A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, no interior do Ceará, tem início neste sábado (28). Esta é a primeira edição do evento após o reconhecimento nacional do Pau da Bandeira de Barbalha como patrimônio imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressaltando a peculiar união de festejo popular com manifestação de fé, com características próprias e diferenciadas.

O reconhecimento foi formalizado em setembro do ano passado. A festa passou a integrar o Livro de Registro das Celebrações e foi colocada no mesmo nível de manifestações como o Bumba-Meu-Boi, no Maranhão, as festas de Sant'Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte, e do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia.

Para o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, a edição 2016 da festa assume uma importância especial, por se tratar da primeira após o reconhecimento nacional.

"O reconhecimento nacional da Festa de Santo Antônio de Barbalha pelo Iphan é muito importante para a cultura cearense e reforça a dimensão dessa expressão da cultura tradicional popular, em que dezenas de grupos, artistas e mestres participam ativamente, em uma das mais marcantes manifestações do Cariri, do Ceará e do Brasil", ressaltou Fabiano dos Santos. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo