REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Fevereiro: Quixeramobim e Senador Pompeu terão programações alternativas de Carnaval

Os municípios de Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará, terão uma programação alternativa durante o Carnaval 2016. Os municípios receberão projetos contemplados no X Edital Carnaval do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, Secult.

Em Quixeramobim, quem realizará a programação será o Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura. Sábado e domingo, 06 e 07, respectivamente, os foliões da cidade poderão desfrutar das atrações do projeto “Chão da Praça”. Na ocasião, o grande homenageado será o compositor e arquiteto quixeramobiense, Fausto Nilo, que compôs junto de Moraes Moreira, a música que leva toda a emotividade, sonoridade e que dá nome ao projeto.

Dentre as atrações estão um cortejo cultural que reunirá a partir das 18 horas do sábado, 06, agremiações carnavalescas, grupos culturais do município e região, artistas, cantores, compositores e a comunidade em geral, com saída de frente a Casa de Antônio Conselheiro(onde também nasceu e morou durante a infância Fausto Nilo) até a Praça da Matriz, local do evento. Na noite do sábado, 06, quem ainda se apresenta é a banda do músico John Robson, “Se Vira Nos 30”. Domingo, 07, é a vez de DJ para o público infantil e, ainda, Lívia Mara e Banda.
Em Senador Pompeu, a realização fica por conta do Instituto Assum Preto. O Carnaval de Folias e Máscaras da cidade visa a valorização das tradições e das festas populares ao realizar no sábado, 06, um cortejo multicultural com desfile de bandas de fanfarras e frevos, bonecos gigantes, agremiações de maracatu, escola de samba e bloco de estudantes da rede pública e privada de ensino, que participam previamente de oficinas para confecção de máscaras e fantasias nas escolas. Para os idosos, está previsto um baile de carnaval nos moldes tradicionais. Toda a população também pode visitar uma exposição com fotos e adereços dos acervos de famílias que contam a história da folia no município.

Através de uma programação diversificada e acessível, o objetivo do projeto é fomentar e difundir a valorização das tradições cearenses mais autênticas.
Acompanhe a programação dos dois eventos:

Carnaval Cultural - “Chão da Praça” – (Quixeramobim)Dia 06 de Fevereiro – Sábado, 18 Horas – Cortejo Cultural:
20:30 – Abertura Oficial
Praça da Matriz, no palco “Chão da Praça”, abertura da programação com apresentações de grupos presentes durante o cortejo.
21:00 – Músicas de Carnaval
Dj com músicas e sucessos carnavalescos
21:30 - Show Musical Temático – Os Sons de Fausto Nilo
Jhon Robson e Banda “Se vira nos 30”: Músicas carnavalescas, marchinhas, sons de Fausto Nilo e Axé Bahia

Dia 07 de Fevereiro – DOMINGO 
17 horas – Carnaval Folia (Especial para crianças)
Ao som do Dj quixeramobinense, com frevos e marchinhas carnavalescas;
21:30 – Show Musical
Lívia Mara e Banda, com repertório de Carnaval e músicas de Fausto Nilo que embalaram temas de novelas e seriados da TV brasileira.

Programação - Carnaval de Folias e Máscaras (Senador Pompeu)01 a 05 de Fevereiro
Educação Patrimonial nas Escolas: “Ceará Terra de Maracatus”.
Escolas Públicas do Município.

03 a 05 de Fevereiro
Oficina “Varinha de Condão”: confecção de adereços carnavalescos para o bloco “Escola Feliz”, com a temática Mateus e Catirina;
Escolas Públicas e Privadas do Município.
Sexta- Feira, 05 de Fevereiro
19:00h –Exposição Fotográfica “Memória do Carnaval”
Praça da Juventude de Senador Pompeu
Sábado, 6 de fevereiro
8:30h – Cortejo Multicultural
Saindo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima
*Maracatu, Fanfarras, Escola de Samba, Bonecos Gigantes, Bloco Escola Feliz e etc.;
10:30h – Ginásio Municipal
Apresentação de Agremiações Carnavalescas;
Ato de Coroação do Maracatu Estrela de Ouro
Baile e Folia com Charangas Carnavalescas.
14:30h –Carnaval da Saudade
Ginásio Municipal – parceria com a Secretaria da Ação Social e programas sociais do município.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo