REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Casal brasiliense quer combater tabu ao clicar mulheres amamentando em lugares públicos

Os fotógrafos Irmina Walczak e Sávio Freire querem ajudar o mundo a ser um lugar melhor para mães amamentarem seus filhos onde elas quiserem. Nutrir um bebê em ambientes públicos ainda é motivo de constrangimento para muita gente. Através do projeto Mamaço no Espaço, o casal quer incentivar a naturalização do ato de amamentar em lugares públicos.
Realizado através da fotografia, o projeto que retrata as mães amamentando seus filhos em lugares públicos surgiu na Semana Mundial da Amamentação, em agosto deste ano. O casal brasiliense vivia a experiência do nascimento de seu segundo filho e tiveram a ideia de fazer um convite através do Facebook para as mães e receberam mais de cem e-mails em resposta.
Inicialmente o Mamaço no Espaço pensava em ser um projeto de uma semana. O interesse coletivo se estendeu e hoje ele possui uma conta no Instagram para divulgar a ideia, narrar os relatos e entrar em contato com as mães. 15 delas já participaram dos cliques.
Irmina conta que o objetivo do projeto é alcançar aqueles que ainda têm algum preconceito ou acham estranho o ato de amamentar em público, dado este triste fato, eles querem fazer uma espécie de intervenção permanente, fixando, por exemplo, as fotografias nos locais onde foram tiradas: “Fazer um mapa mamaço de Brasília”.
Segundo a antropóloga e professora de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e apoiadora do projeto Rosa Carneiro, “Esse é um papel social das mulheres, mas as pessoas tendem a alocar isso [a amamentação] no âmbito do privado e do doméstico. Precisamos romper com esse pensamento porque estamos formando crianças que amanhã cuidarão do mundo”. (Fonte: Hypeness)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo