REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

#livro_na_rede: Professor utiliza redes sociais para estimular alunos à leitura

Os estudos de Língua Portuguesa nas turmas de 8º e 9º ano da Escola Coronel Virgílio Távora, de Quixeramobim, tem ganhado um colorido diferente com o projeto #livro_na_rede. A ideia central da ação é estimular os estudantes à prática da leitura e da escrita utilizando na maioria das atividades as redes sociais, uma vez que o uso de tais ferramentas na educação é um desafio para os dias de hoje.

Com o uso dessas ferramentas o coordenador do projeto, professor João Paulo Barbosa, percebeu que há uma maior interação e participação dos alunos, pois a maioria deles já possuem familiaridade e são usuários das redes sociais: “Eles acabam realizando as atividades do projeto se divertindo, sem perceber que são atividades pedagógicas”, disse o professor.
João Paulo conseguiu que cada estudante trocasse sua imagem do perfil no Facebook por uma foto sua com algum livro. O fato chamou bastante atenção. A cada duas semanas os alunos vão à biblioteca da escola para o empréstimo de livros e, para cada livro, há uma atividade a ser realizada durante e após a leitura. A ideia é espalhar nas redes sociais a importância dos livros e da leitura em tempos modernos de um mundo tão competitivo. Dessa forma, com a foto do aluno com o livro no perfil do Facebook, além de leitores, eles tornam-se também, multiplicadores e incentivadores da leitura.
Os professores da escola que atuam em outras disciplinas já sentiram que houve melhoria na interpretação, leitura de dados, gráficos, na oralidade e na escrita também. Com isso, consequentemente, houve melhoria também nas notas na maioria das disciplinas, o que possibilitará aos alunos melhores níveis de leitura e interpretação de mundo: "Aprecio o ato de ler porque ele simplesmente me faz esquecer de muita coisa absurda que todo dia acontece em nossa sociedade", disse o estudante Anderson Nyll, do 9º Ano B, turno da manhã.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo