REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Quixeramobim registra tremor de terra de magnitude 2.5

 Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. A estação de Pedra Branca (NBPB), pelo triângulo azul. Em destaque, os limites do município de Quixeramobim. (Fonte: LabSisUFRN)
Confirmou-se na tarde desta quinta-feira, 16, que houve um abalo sísmico, ou seja, um tremor de terra no município de Quixeramobim na manhã de ontem, quarta-feira, 15. O registro foi possível com ajuda de ouvintes da rádio Campo Maior AM 840.

A informação foi confirmada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em postagem na internet. Especificamente, o tremor ocorreu às 09h18min hora local (122:18 UTC). A magnitude preliminar foi estimada em 2.5, o primeiro oficialmente registrado no município.

O abalo foi sentido nas localidades de Coque, Belém, Guarujá, Riacho da Roça, Oratório e Poço da Pedra, que ficam nos distritos de Belém e Nenelândia, em Quixeramobim. A Defesa Civil de Quixeramobim ao saber do fato pelo Blog Quixeramobim Agora, entrou em contato com o Núcleo Sismológico do órgão, coordenado pelo professor Francisco Brandão, que a partir daí iniciou os estudos para identificação do tremor. Após a conclusão, em conjunto, os órgãos repassaram a informação.
Registro do evento na estação NBPB (Fonte: LabSisUFRN)
O coordenador da Defesa Civil no município, Marcos Machado, concedeu entrevista ao vivo à Rádio Canudos FM, onde afirmou que falou com o Professor Francisco Brandão e que o mesmo e uma equipe da Defesa Civil deverão visitar as localidades afetadas na próxima semana. Já amanhã, 18, a Defesa Civil local visitará as comunidades para ouvir e orientar os moradores.

“Nós já estamos nos programando para amanhã estarmos nas comunidades afetadas, pelo menos as que registraram esse fenômeno. A nossa proposta é que a gente esteja na Escola de Belém fazendo uma espécie de orientação primeira sobre o processo e lá na localidade de Riacho da Roça que, a princípio seria a localidade que primeiro noticiou o evento. Nós estamos indo de posse das informações básicas que a gente tem que trabalhar com comunidades sobre terremotos, e depois disso, na próxima semana está prevista para segunda-feira uma visita do gerente do Núcleo, Francisco, para que ele possa reforçar essa ação junto a essas comunidades” disse.

Marcos ainda aproveitou a ocasião para tranquilizar a população: “Eu gostaria de aproveitar esse momento pra dizer da importância de ter um trabalho educativo, e a importância de que não se instale nenhum pânico sobre o assunto. Os abalos sísmicos fazem parte do processo natural e a gente tem que aprender a conviver com esses fenômenos, porém é importante a comunidade ser capacitada uma vez que esse é um fenômeno recorrente”.
 
Indagado por Marcos, o professor Brandão afirmou que o abalo não seria motivado pelo aquecimento global, que tem gerado alterações climáticas no planeta, inclusive, com o registro de sucessivas e cada vez mais rigorosas secas no Nordeste, especificamente em nossa região.

Matéria atualizada em 08h:46min

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo