REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Há 23 dias como prefeito, Eurivando Vieira faz balanço das ações em meio à crise político-administrativa

A gestão municipal de Madalena, alvo de investigações do Ministério Público Estadual que, através da operação “Caixa Preta” afastou o prefeito Zarlul Kalil Filho e seus secretários pelo período de 180 dias, agora tenta restabelecer prioridades.

Em entrevista a Rádio Campo Maior AM 840, nesta sexta-feira, 19, o vice-prefeito e gestor em exercício, Eurivando Vieira (PMDB), destacou as dificuldades enfrentadas na administração municipal e algumas medidas adotadas desde sua posse, que ocorreu em 26 de novembro.

“Tivemos o cuidado de convidar logo após a posse os vereadores e as lideranças comunitárias para sentar conosco no gabinete para expor como a gente pretende trabalhar, pedir sugestões e o apoio deles para fazer diferente daquilo que havia sendo feito em Madalena”, disse.

Os bastidores políticos continuam agitados no município, principalmente com a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal que foi adiada para o próximo dia 23. No momento, Eurivando Vieira afirmou que irá se manter distante das articulações políticas na Casa Legislativa: “Não quero influenciar, não vou pedir voto, apesar de ter um irmão vereador, mas não vou pedir nem pra ele porque são onze amigos que tenho e o Poder Legislativo de Madalena é muito coerente e nós pretendemos trabalhar com todos eles nestes dias que a justiça determinou”, enfatizou.

Ainda no ano de 2012, o nome de Eurivando chegou a ser ventilado ao cargo de prefeito, mas acabou havendo um entendimento e ele ocupou a vaga de vice. Indagado se seria um de seus sonhos chegar ao executivo, Eurivando afirmou que sim, mas não pelas condições atuais: “Se lhe dissesse que não, estaria sendo leviano. Acho que todos sonham em pleitear a cadeira de prefeito de seu município, mas nessas circunstâncias eu juro que não pretendia. Porém, não podemos fugir dos compromissos que são designados a gente. Aconteceu e vamos juntos com a população e amigos para realmente ajudar a governar Madalena nestes 180 dias”.

O prefeito em exercício afirmou que no mês de janeiro, com o fim dos contratos e a exoneração de cargos comissionados, deverá nomear uma equipe ‘com a sua cara’: “A partir daí vamos montar um quadro com a nossa cara, com o povo de Madalena”.

Um dos graves problemas da atual gestão foi o enorme atraso no pagamento dos servidores. A questão é alvo de constantes cobranças e Vieira afirmou estar engajado na tentativa de solucionar a dificuldade por completo: “Quando entramos, pegamos o município com atraso de outubro, novembro e o décimo. E nós tivemos o cuidado, junto com a Promotoria, de assinarmos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para priorizar exclusivamente o servidor, porque entendo que o servidor é o maior patrimônio. Com essa prioridade pegamos esses recursos em algumas secretárias, com exceção de uma parte da Saúde e da Educação, e já colocamos em dia. Nós aplicamos no município nos primeiros 14 dias deste mês só em folha de pagamento, R$1,8 milhão”. Disse, destacando que na próxima terça-feira, 23, estará sentando com todos os servidores para discutir a crise administrativa.

Eurivando defendeu a participação da população nas ações da Prefeitura e elogiou a iniciativa voluntária de alguns cidadãos em emprestar seus carros para ajudar na limpeza da cidade: “Estamos tendo o apoio da população. Uma das empresas que fazem a limpeza, que também está sob investigação, teve que parar o serviço de coleta de lixo. A população começou a sofrer com o acúmulo de lixo em alguns bairros e ontem o secretário de obras teve uma ideia muito interessante. Hoje sete proprietários de carros e doze pessoas juntamente com os garis estão fazendo um mutirão de limpeza. Amanhã vou me irmanar a eles para que a gente possa passar um Natal e final de ano com a cidade limpa”.

Obras
O entrevistado afirmou que está trabalhando para que as obras paralisadas devido a fiscalização nas construtoras sejam retomadas, bem como priorizar as que estão legalizadas: “Alguns projetos no momento tiveram que parar porque as construtoras estão sob investigação e tiveram que paralisar. Nós estamos trabalhando em cima daquelas que estavam legalizadas, como o projeto Água para Todos, que já esta iniciando quatro dos oito projetos. Fomos à Caixa e registramos o interesse em retomar todas as obras e acredito que em um espaço de tempo muito curto iremos retomar todas elas”.

Pensando ainda no início das aulas nas escolas públicas municipais o prefeito em exercício lembrou: “Não vamos ter recesso, vamos ter excesso de trabalho para que possamos resolver a questão do transporte escolar e garantir o ano letivo”.

2016
Sobre as eleições municipais de 2016 e seus projetos políticos, Vieira foi enfático: “Prefiro não falar de 2016 porque estamos com a missão primeiro de organizar Madalena e o dia de amanhã a Deus pertence”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo