REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

“É prioridade total”, diz secretário sobre construção de adutora Pedras Brancas-Quixeramobim

O andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco e do Cinturão das Águas foi um dos assuntos destacados pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Rennys Frota, em entrevista concedida ao Sistema Maior de Comunicação nesta segunda-feira, 20.

O projeto do Cinturão das Águas vai ampliar a distribuição de água em todo o Ceará e contempla 1.300 quilômetros de canais, sifões e túneis que irão receber água da transposição do Rio São Francisco, levando água para as 12 bacias hidrográficas do Estado.

Transposição
Rennys iniciou sua entrevista falando sobre as dificuldades enfrentadas no Nordeste brasileiro com relação ao clima e as medidas que devem ser tomadas. “Qualquer rio do sudeste do País regulariza, muito facilmente, 2 mil metros cúbicos de água por segundo. Nosso Estado, todo ele, tem regularizado 123 metros cúbicos por segundo. Então a condição que a gente tem de aporte para que os usos sejam atendidos é muito pequena e de uma grande dificuldade [...] isso faz com a gente segure água em nossos reservatórios porque não sabemos como será o ano que vem quanto às chuvas”.

Segundo ele, a chegada da água do Rio São Francisco ao Estado vai possibilitar uma melhor condição hídrica: “Saibamos que pelo menos 50 metros cúbicos por segundo irão vir para o Estado do ceará e farão o atendimento em dois eixos, o primeiro diretamente no Rio Salgado, aí descendo como fluente do Jaguaribe e o segundo pelo Cinturão das Águas. Isso depende do projeto de infraestrutura do São Francisco que já se encontra bem adiantado, inclusive com o primeiro trecho entrando em bombeamento”, disse.

O secretário lembrou ainda que a perspectiva é de que no próximo ano a água da transposição chegue ao Cinturão que se estende da Barragem do Jati até o Rio Cariús, em Nova Olinda, “Esse projeto tem sido adiantado, já tem para mais de 2.400 pessoas trabalhando neste projeto”.

Castanhão
Indagado sobre a situação do Açude Castanhão, o entrevistado afirmou que mesmo com dois anos de seca o reservatório ainda tem mais de 30% de seu potencial e que a capital do Ceará foi a única do Nordeste que não experimentou um dia de racionamento nesta seca:“Com a chegada do São Francisco o Castanhão vai receber no mínino 20 metros cúbicos por segundo de aporte, o que vai fazer com que ele tenha sempre um volume no valor ideal”.

Adutora Pedras Brancas-Quixeramobim
Com a inauguração do Hospital Regional do Sertão Central aliado ao baixo nível do principal reservatório do município, o Açude Fogareiro, a população aguarda a construção da Adutora do Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, para a estação de tratamento em Quixeramobim.

Sobre o andamento do projeto, Rennys Frota garantiu “prioridade total” e afirmou que a secretaria já estuda a viabilidade dos recursos. Segundo ele, a adutora terá 60 quilômetros, será de 400 milímetros e custará cerca de R$ 28 milhões (Sendo 5 em obras e R$ 23 mi em tubulações e equipamentos): “A SRH já vem tratando com o Ministério da Integração Nacional e já estamos bem adiantados com relação ao financiamento desta obra”, enfatizou.

Fogareiro
Sobre a possibilidade de ampliação da parede do Açude Fogareiro, o titular da SRH foi bastante sucinto ao explicar que estão sendo realizados estudos em toda a bacia da região e concluiu:“A gente já vem fazendo vários estudos e deve logo, logo sair um resultado para a população”.

101 poços
Rennys Frota lembrou que a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), atingiu a marca de 101 poços profundos perfurados no mês de setembro. O número registrado em setembro é quase cinco vezes superior ao registrado em janeiro, quando foram perfurados 22 poços.

De acordo com a assessoria da SRH, com 11 perfuratrizes em sua frota, já foram perfurados um total de 366 poços em 2014.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo