REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de meteoros surpreende população no Ceará

Foto: Reprodução / Internet
Durante a noite desta segunda-feira (20), moradores de todo o Estado puderam presenciar a periódica chuva de meteoros Orionídeas, que costuma acontecer nesse período do ano. O fênomeno surpreendeu a população, que acompanhou a queda dos corpos celestes em municípios como Fortaleza, Santa Quitéria, Aracoiaba, Iguatu, Canindé, Aratuba, Viçosa.

Especialistas afirmam que os restos do cometa Halley são os responsáveis pelo fenômeno originado dentro da constelação de Órion. "A pressão do vento solar aquece, rochas se desprendem formando uma nuvem de detritos e caem na atmosfera", afirma Dermeval Carneiro, físico-astrônomo e diretor do planetário Rubens de Azevedo.

O fenômeno traz rastros de luzes no céu e tem origem no interior na constelação de Órion, ponto de onde os detritos são irradiados, acontecendo devido aos restos expelidos pelo cometa Halley, que passou próximo ao sol em 1985. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo