REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 20 de maio de 2014

Padroeiro: Quixeramobim se prepara para festejar Santo Antonio

O município de Quixeramobim se prepara para realizar mais uma Festa em homenagem ao seu Padroeiro Santo Antonio. O Centro da cidade ganhou um novo colorido com a chegada de barracas, do parque e demais serviços que só aparecem neste período do ano.

Durante uma semana o Sistema Maior acompanhou os preparativos, conversou com os organizadores e com a população, para mostrar como é feita a Festa. O culto a Santo Antonio em Quixeramobim é antigo, vem da época de Antonio Dias Ferreira, fundador da cidade. Conversamos com o pároco Padre Júnior Rebouças, responsável pela programação. Ele falou sobre todo o processo de formulação da programação religiosa e a expectativa da Igreja para mais um evento.
“Para a programação ser desenhada são necessárias muitas reuniões com diversos seguimentos dentro e fora da Igreja. Com o tema, ‘A exemplo de Santo Antonio, sejamos livre para servir a Cristo’,  a nossa ação nessa festa é proporcionar às pessoas a consciência da sua ação de vida com os seus irmãos”, revelou o padre.

O pároco revelou que existe uma coordenação central e que, a partir dela, se pensa a distribuição das tarefas. “A Festa desse ano vem sendo discutida desde o início de Março e já começamos atrasados, mas esperamos que no próximo ano, em 2015, a gente possa se organizar mais cedo, agora em agosto de 2014, para que as coisas ocorram melhor e que a gente possa respirar melhor”, disse o Padre.
As tradicionais caminhadas de Santo Antonio, que são uma das marcas da festa estão mantidas na programação e acontecem sempre a partir das 04h:30min. Fiéis de vários pontos da cidade levantam cedinho para seguir a imagem do Santo rumo aos diversos bairros da cidade. Ao final de cada caminhada há uma Celebração Eucarística e, por fim, um grande café da manhã, com a partilha dos alimentos levados pelos participantes: “É Santo Antonio caminhando conosco”, disse o Pe. Júnior.
Está programada para o dia 24 de Maio, como pré-evento, a carreata de Santo Antonio, onde os participantes percorrem as ruas da cidade para divulgar a Festa, com cânticos e rezas. No final da carreata, às 16 horas, há a benção dos veículos.
Reforma da Igreja
A Igreja passa por uma reforma para receber os inúmeros fieis. Dividida por etapas, a primeira foi a troca da fiação elétrica, som e ventiladores. Depois, a pintura externa, que está sendo finalizada e, em seguida, a pintura interna e a reformas das escadas, que ficará pronta somente após os festejos.

Parte Social
O Barracão de Santo Antonio será aberto no dia 30 de Maio, quando há o encerramento do mês mariano e o início dos festejos do Santo Padroeiro, data em que a imagem de Santo Antonio descerá do altar e ficará mais próxima dos fiéis.

Este ano o Barracão de Santo Antonio contará com uma novidade para aqueles que não conseguem se desconectar da Internet: A equipe de organização da Festa irá disponibilizar ‘Wi-fi’ para o público.

Leilão
Outra novidade é a realização do Tradicional Leilão de Santo Antonio, sempre realizado na véspera do dia do Santo, ou seja, dia 12 ou no sábado mais próximo da data, que desta vez será realizado em duas edições, sendo uma no dia 07 e outra no dia  11 de junho. O Leilão de Santo Antonio é realizado a partir de doações e a renda revertida para a Paróquia

Antônio Edilson Barbosa, o Baixinho
Parque
Tradicionalmente o Parque de Diversões é, sem dúvidas, uma das maiores atrações da festa. A cidade ganha um colorido diferente com os inúmeros brinquedos que se instalam na Praça em frente à Igreja.
Homem realiza pintura de brinquedos do Parque.
Há quatro anos o proprietário do parque de diversões, Antônio Edilson Barbosa, o Baixinho, como é conhecido, participa da Festa. Ele revelou à nossa equipe que os brinquedos funcionarão a partir do dia 21 de Maio até o dia 14 de Junho. “Esse ano, o nosso compromisso será trazer qualidade. Estamos visando o bom funcionamento do Parque, com novas melhorias”. Baixinho adiantou que um dos brinquedos, o ‘Samba’, contará com uma atração especial: Um DJ para comandar a diversão.
Barracas
Um dos pontos fortes da Festa de Santo Antônio são as barracas de produtos variados e os vendedores ambulantes com suas novidades, que fazem das ruas do Centro de Quixeramobim um verdadeiro shopping ao ar livre. O Sistema Maior conversou com Cândido Barros, responsável pelo setor de barracas da Festa para saber quais as providências estão sendo tomadas nesse sentido.

Há seis anos Cândido organiza este setor. Segundo ele, a Praça da Matriz é onde ficam menos barracas, devido ao fluxo de pessoas que procuram o Barracão de Santo Antonio, o parque e a Igreja Matriz. As barracas ficam mais concentradas na Rua Abílio Silva, indo até o Mercado da Carne e boa parte da Rua Bougeval Leão, além das Praças do Memorial Antonio Conselheiro e a de acesso à Ponte Metálica. Outro ponto de concentração de barracas é na Praça da Prefeitura, onde ficam, as barracas para de comidas e bebidas.

Este ano a distribuição das barracas ficará assim:
Rua Abílio e Silva, barracas de confecções e calçados,
Rua Abílio e Silva, nas proximidades da Igreja Matriz: confecções, calçados e brinquedos.
Na Praça da Matriz: Somente brinquedos.

Em 2014 estima-se que 200 a 250 barraqueiros instalem-se em Quixeramobim. Nos dias de festa. Muitos deles chegam ao município apenas nos últimos dias, vindos de várias cidades do Ceará e até mesmo de estados vizinhos.

Segundo Cândido, os produtos que remetem a Copa estão em alta e deverão puxar as vendas. Para ele, “As barracas tem um grande significado para a Festa, elas fazem a Economia do município girar”.

A partir do dia 20 os barraqueiros já podem instalar as suas barracas, salvo os barraqueiros do centro das Rua Abílio e Silva e Bougeval Leão. Geralmente nas duas ruas são feitas três filas de barracas. A partir do dia 20 de maio até 14 de junho quem ficar nas laterais já pode se instalar, já aqueles que querem o centro das ruas só poderão se instalar a partir de 07 de junho, permanecendo até o dia 14.
Agentes da AMTQ trabalham no Centro.
Fluxo de veículos e trânsito de pessoas
Acidade será tomada por um grande número de pessoas e veículos, tornando o já apertado perímetro urbano do centro cada vez mais disputado, tendo em vista também o movimento de barraqueiros e ambulantes. O órgão responsável pelo trânsito em Quixeramobim, a Autarquia Municipal de Trânsito(AMTQ), prepara um esquema de organização do trânsito na área, principalmente para motociclistas e motoristas.

“Nesse período é necessário muita cautela”, revelou o órgão em um ‘post’ em sua página oficial no Facebook. Desvios estão sendo feitos pela AMTQ para evitar congestionamentos, algo muitas vezes inevitável durante os festejos. Um esquema especial será montado para eventos paralelos que utilizarão as ruas do município, como: Missa do Vaqueiro, Café do Alfredo, e outras comemorações. Segundo a AMTQ todo o seu efetivo estará à disposição para garantir uma festa segura desde as 04h:30mim da manhã, nas caminhadas, fazendo o acompanhamento das procissões. Para quem não gosta de ficar preso no trânsito será bom evitar ruas como Abílio e Silva e Bougeval Leão, que costumam ser área de escape nesse período.
O Padre Júnior Rebouças fez um alerta para a compreensão do real sentido dos festejos, convidando todos a participarem: “É um momento onde nós nos encontramos como família, revemos amigos, conhecemos outras pessoas, é um ambiente de acolhida. Venham todos para a nossa Festa. Escute, preste atenção aos momentos, para que a gente possa se alimentar com a força de Deus”, finalizou.

Redação
Elistênio Alves
Fotos: Bruna Moreira

Apoio Técnico
Fundação Canudos

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo