REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dados exclusivos revelam aumento no número de crimes em Quixeramobim

Sair de casa a pé, trafegar pelas ruas e estradas vicinais, ir às agências bancárias, realizar pagamentos, receber salário, falar ao telefone, deixar veículo na calçada, andar com bolsa, ‘armar’ uma rede no alpendre e descansar em paz. Essas são algumas tarefas que tem exigido cada vez mais cautela em Quixeramobim. A sensação de insegurança que tem se instalado no município acostumado com a ‘calmaria’ tem preocupado a população.

Dados cedidos exclusivamente à equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) do município, que tem à frente o Tenente Coronel José Ednardo de Carvalho Calixto, revelam números assustadores no aumento de crimes contra a vida e o patrimônio, apesar do esforço da Polícia.

O relatório apresentado compreende o período de janeiro a junho deste ano, onde 10 pessoas foram vítimas de assassinato, sendo 6 à bala e 4 à faca. As lesões corporais à bala ou tentativas de homicídio com a utilização de arma de fogo já são 7 e, à faca, 11.

O maior número de registros pelo POG está no furto a comércio e residência. 25 no total. Ainda no balanço semestral, foram registrados 2 suicídios, 14 veículos furtados  e recuperados, além de dois casos de desacato e resistência a prisão, bem como quatro achados de cadáver.
Acompanhe os dados:
Assassinatos a bala: 6
Assassinatos a faca: 4
Roubo a pessoa: 20
Roubo de veículo: 15
Roubo a comércio e residência: 8
Furto de veículo: 6
Furto a pessoa: 1
Furto a comércio e residência: 25
Outros tipos de furto: 1
Estelionato: 1
Estupro: 2
Lesão corporal à bala: 7
Lesão corporal à faca: 11
Lesão e Maria da Penha: 13
Porte ilegal de arma de fogo: 4
Caso de tráfico de entorpecente: 5

Segundo o comando do POG, o número de assaltos não é ainda maior porque as vítimas muitas vezes não procuram a Delegacia de Polícia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência.O POG alerta sobre a importância do registro do B.O para o mapeamento das áreas mais perigosas da cidade e ações concretas de enfrentamento.

Na madrugada de terça-feira, 20, a Igreja Matriz de Santo Antonio, um dos principais prédios históricos do município, teve um de seus cofres arrombado e furtado, o que revoltou a população. São constantes também as apreensões de materiais ilícitos na cadeia pública. Em operação realizada na última sexta-feira, 16, os policiais localizaram dentro da unidade prisional dois celulares, três cossocos e uma faca tipo peixeira.

Também na tarde desta terça-feira, durante nova inspeção na Cadeia Pública de Quixeramobim, o Policiamento Ostensivo Geral (POG) e o Ministério Público Estadual, apreenderam celulares, baterias, carregadores, fone de ouvido e uma faca artesanal, além de um PlayStation e até cimento (utilizado para fechar buracos que são feitos nas paredes para armazenar material ilícito). Todos os objetos foram entregues à Polícia Civil. O fato voltou a se repetir ontem, 21, quando foi apreendida uma embalagem esponjosa envolta em uma fralda. O conteúdo da embalagem não foi revelado.
O mais recente caso de homicídio à bala registrado pela Polícia Militar de Quixeramobim aconteceu na noite da quarta-feira, 14 de agosto, na Rua Jorge Borges, no Bairro Maravilha, quando o ex-presidiário Alzenir Domingos da Silva, 38 anos, popularmente conhecido como “Serrano”, foi alvejado por quatro disparos de arma de fogo que o atingiram no queixo, estômago, pescoço e nariz. Até o fechamento desta matéria, o autor do crime ainda não havia sido localizado.

Como se não bastasse a situação de apreensão e medo na cidade, na Zona Rural, os criminosos agem sem temor. No dia 31 de julho, o comerciante José Amâncio foi assaltado pela sétima vez. A ação criminosa aconteceu em seu comércio, no Distrito de São Miguel. Antes deste fato, no dia 1º de abril, a vítima sofreu uma chegadinha bancária quando ia realizar o depósito de R$ 35 mil na Agência da Caixa Econômica Federal, na sede do município.

“Eles são ousados. Agem em plena luz do dia e a gente é refém desses bandidos. Nós estamos preocupados, ninguém sabe o que pode acontecer”, revelou um comerciante do Centro da cidade, que não quis se identificar. Os bandidos atuam em todas as áreas da cidade, inclusive em ruas movimentadas do centro, sem o menor pudor e de cara limpa. “A Polícia prende e a justiça solta”, disse, ainda, o comerciante.

Nossa equipe traçou os principais e mais perigosos trechos da cidade em que as ocorrências de roubo a pessoa são mais frequentes. As Avenidas Geraldo Bizarria de Carvalho, Dr. Joaquim Fernandes e José Gonçalves Pinheiro, que liga o Distrito Industrial ao Conjunto Esperança, são as preferidas pelos criminosos. A situação é mais complicada ainda a partir das 22 horas quando, por precaução, a população adotou uma espécie de ‘toque de recolher’. Os crescentes índices de violência em Quixeramobim modificaram a rotina da população, o que fez a expressão ‘cidade pacata’ se tornar parte ‘de um passado remoto glorioso’.
A falta ou precária iluminação em algumas vias como as ruas Cleodon Siqueira e Antonio Conselheiro facilitam a ação dos bandidos. Outro problema é ausência de poda das árvores nesses e em outros trechos urbanos, o que facilita a ação dos bandidos e deixa cada vez mais amedrontados os moradores.

Criança e Adolescente na mira do crime

O número de menores envolvidos em crimes seja como autores ou vítimas também tem aumentado, o que tem preocupado os conselheiros tutelares locais. As ações criminosas geralmente tem o auxílio de menores, que se beneficiam do tratamento que lhes é dado graças ao Estatuto da Criança e do Adolescente e, sentindo-se impunes, acabam voltando a delinquir, o que revolta ainda mais a população.

Segundo relato dos conselheiros André Ricardo da Silva Fernandes e Paulo César da Silva, a um jornal de grande circulação no estado, o Estatuto da Criança e do Adolescente não está sendo efetivamente cumprido no município. Segundo eles, dos 12 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorridos no município no primeiro semestre de 2013, e encaminhados ao Ministério Público local (MP), apenas um teve como desfecho a prisão do acusado.

Procurado pela reportagem do jornal, o promotor de justiça local, Igor Pinheiro, que também responde temporariamente pela 2ª Promotoria (responsável por esse tipo de assunto), afirmou que o MP atua nas denúncias que chegam não apenas sobre abuso sexual, mas também pelos crimes praticados por menores e que somente em 2013, já foram enviadas à Polícia Civil, 16 requisições de inquérito policial para apuração de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, oriundas do próprio Conselho Tutelar do município.

Postado por: Jornalismo - SMC / Fotos ilustrativas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo